Álcool

O álcool é uma das poucas drogas lícitas e aceitas socialmente, o que facilita a sua aquisição e o uso indiscriminado em qualquer faixa da população. Só é visto como um problema, quando é utilizado de forma excessiva.
O consumo de álcool, apesar de ser socialmente admitido, quando é feito de forma intermitente ou continuada pode ser considerada um problema. Este problema pode levar a uma dependência tanto física como psicológica e afeta vários aspectos da vida da pessoa (familiares, profissionais, de saúde…). O álcool:

  • É um desinibidor do sistema nervoso central. Os seus efeitos imediatos permitem a expressão com mais liberdade e maior espontaneidade.
  • É um inibidor da resposta sexual. O álcool altera, entre outras funções, a resposta sexual, o que pode gerar muitas insatisfações porque a pessoa que ingere atribui o seu fracasso às suas próprias características e não aos efeitos do álcool.
  • Há alguns fatores que tornam a pessoa mais vulnerável ao consumo e dependência do álcool:
  • A insegurança. O álcool faz com que o usuário sinta-se pró-ativo na resolução de seus problemas.
  • A timidez. A dificuldade em iniciar ou manter uma conversa é uma importante causa de mal-estar, contando com a ação desinibidora do uso do álcool isso se torna mais fácil.
  • A violação de direitos. Viver numa situação prolongada de pobreza, desemprego, solidão, dentre outras situações é determinante para explicar a manutenção e muitas vezes o início de um problema de alcoolismo.

Os comentários estão fechados.